O sistema Sliding permite usufruir de uma varanda ou terraço durante todo o ano, mesmo nos climas mais frios ou chuvosos.
Sem perfis verticais, é constituído apenas por painéis de vidro deslizantes que formam uma superfície completamente transparente. Mesmo com a varanda completamente fechada, não existem quaisquer obstáculos visuais que impeçam a vista para o exterior.
Ao contrário dos sistemas tradicionais, permite a remoção completa dos painéis de vido, que ficam recolhidos para o interior, ficando a varanda totalmente aberta.
O sistema Sliding utiliza vidros temperados com 8 ou 10 mm de espessura, conforme a altura dos painéis (máximo 3 metros de altura). A largura dos painéis varia normalmente entre os 55 a 80 cm.
O sistema Sliding protege a varanda da chuva, vento e frio, reduzindo as perdas de calor em 80%. O sistema obteve a certificação ETA (European Technical Approval), cumprindo todos as Directivas Europeias de segurança e saúde, nomeadamente a resistência ao vento e ao impacto, de acordo com o sistema de qualidade ISSO 9001.
Com um enorme sucesso a nível mundial, o sistema Sliding realça a estética e beleza das fachadas, não alterando a arquitectura original dos edifícios, e proporciona um ambiente confortável e seguro durante todo o ano.
Os perfis direccionais da cortina funcionam como uma moldura superior e inferior na qual os painéis de vidro estão instalados. É nestes perfis que os painéis de vidro deslizam, permitindo uma abertura completa ou parcial dos vidros. Quando os painéis de vidro chegam ao fim dos perfis direccionais, abrem para o interior, ficando completamente recolhidos.
Normalmente, utilizam-se vedantes de PVC transparentes entre os vidros para colmatar o intervalo milimétrico entre os painéis. Os vedantes de PVC encaixam-se na parte lateral dos vidros, podendo ficar sempre colocados ou ser facilmente retirados quando se optar por uma maior ventilação natural.