Janelas que isolam o ruído
A atenuação acústica ( Rw ) de uma janela representa a diferença de ruído entre dois espaços separados por uma janela e é medido em decibéis ( Db ).
Quanto maior o Rw, melhor será a janela
As janelas são na maior parte das vezes o elemento mais fraco de um edifício no que respeita ao isolamento acústico, sendo por essa razão, muito importante fazer uma escolha adequada dos componentes para garantir níveis aceitáveis de atenuação do som.
Tipo de abertura
Sempre que possível é melhor optar por sistemas de abrir em vez dos sistemas de correr tradicionais já que a diferença de redução do ruído pode ser de até 10dB.
Permeabilidade da janela
A permeabilidade ao ar de uma janela depende fundamentalmente da qualidade do sistema utilizado.
O nível de permeabilidade é medido em m3/hy e define a quantidade de ar que passa através de uma porta ou uma janela fechada.
Para uma janela poder proporcionar um bom nível de isolamento deve evitar qualquer filtração do ar porque as ondas sonoras são transmitidas através do ar.
Escolha apropriada do vidro
O isolamento de som depende em grande parte da espessura do vidro, enquanto que para efeitos de ressonância é importante que as duas peças do vidro duplo tenham espessuras diferentes e quanto maior for essa diferença, melhor é o isolamento acústico.
QUANTO MAIOR FOR A ESPESSURA DO VIDRO, MELHOR SERÁ O ISOLAMENTO ACÚSTICO
Já no que respeita à espessura da câmara ( espaço entre vidros ), esta proporciona boas qualidades térmicas mas não necessariamente sonoras, apesar de influenciar, não é significativa a sua melhoria.
As camadas de vidro, juntamente com uma folha de PVB terão resultados um pouco mais elevados do que os normais vidros de insonorização, tal como se incluir-mos gases nobres ou outros semelhantes, também poderão melhorar o isolamento do som.
Cálculos em decibéis:
- Quando calculamos em decibéis, 1+1 não é igual a 2.
- Duas fontes de 50db não são 100, mas sim 53db.
- Duplicar a fonte de ruído implica apenas um aumento de 3db.
- Para aumentar 10db as fontes sonoras ter-se-iam que multiplicar por 10.
O nosso ouvido não se percebe destas mudanças de nível sonoro de maneira linear, o que significa que uma mudança de 1db não seja percetível.
Níveis de ruído
18 dB Silêncio absoluto
20-40dB Calma
50-60dB Ruído normal
90-100dB Insuportável
175dB Destruição do ouvido